Extraindo o máximo proveito da sua campanha promocional com brindes

Existe hoje um grande desafio por parte das empresas quanto a construir um elo emocional com seus clientes. Da mesma forma, é observável um problema para entender como os brindes podem ajudar nesse sentido e, principalmente, qual o tipo de sentimento e emoção que os brindes podem produzir nos clientes, para que esse potencial seja aproveitado da melhor forma possível.

Imagine que você vai a um restaurante aonde o estabelecimento conhece tudo sobre você. O cumprimenta pelo o seu nome, sabe qual é sua bebida preferida, qual o prato que mais gosta, entre outros detalhes. O local possui uma mala direta com seu cadastro e seus contatos e sempre avisa quando há uma ação de seu interesse. Este seria o objetivo ideal do marketing, mas, contudo é fácil de atingir apenas num grupo menor, como o de 50-100 pessoas. Quando esse número aumenta, as coisas se complicam um pouco.

O grande desafio para as empresas atuais é atingir o máximo de clientes com suas campanhas promocionais, fazendo com que os clientes sintam-se em casa. Esse é o sonho de qualquer campanha de marketing. Construir uma base de credibilidade e conhecimento que permita manter um relacionamento emocional de longo prazo com seu cliente.

Os riscos de ficar numa posição genérica.

 

campanha-marketing-promocional

Existem vários riscos para uma empresa que estabelece uma estratégia de diferenciação apenas no preço.

 

  • Riscos de entrar numa guerra de preços.
  • Baixa fidelização de clientes.
  • Maior impacto frente a mudanças no mercado.

 

A tendência para os próximos 20 anos

Estamos indo para uma economia de marca: haverá a necessidade de criar uma personalidade da marca: credibilidade, presença no mercado, confiança, inovação, conhecimento do seu cliente e, estabelecer um nível de conhecimento emocional com o cliente.

Você sabe porque é importante desenvolver esse aspecto de relacionamento dentro da sua empresa? Uma das principais razões é porque os custos de conseguir um novo cliente, segundo estudos, são ate sete vezes maiores do que manter um cliente existente.

Dentro de um amplio leque de recursos que podemos utilizar para desenvolver e estabelecer esse elo emocional tem um deles que é bastante importante e está crescendo nos últimos anos, dentro do marketing promocional: os brindes.

Tanto os brindes promocionais como os brindes corporativos, vêm sendo um instrumento usado com muito sucesso como material de relacionamento.

 

Contexto e origem dos brindes

Da origem há várias ideias diferente de como os brindes surgiram. Uma delas é a possibilidade que vem da antiga Roma. Havia, nessa época, havia um alto índice de crimes por envenenamento, então as pessoas passaram a usar o brinde entre suas taças como forma de enlaçar acordos. Quando duas pessoas brindavam, davam “batidas” fortes em seus copos a fim de que a bebida passasse de um para o outro, misturando-se e comprovando que ali não havia veneno algum. Essa era uma forma de demonstrar confiança.

A situação mudou um pouco, anos depois, na França, nessa nação, se usavam os brindes como uma norma social. Eles utilizavam uma palavra que vinha do alemão, chamada “Bring Dri’s” (brinda-se) para a troca de presentes. Foi justamente essa palavra que definiu o sentido de brindar de hoje. Dar algo em sinal de confiança, de camaradagem, de amizade.

Existem estudos realizados, principalmente na antropologia, que analisam diferentes tradições e culturas. De acordo com esses, as antigas civilizações, davam presentes como uma norma social de retribuição. A pessoa que recebia o presente, estava socialmente obrigada a retribuir. Isso se manteve por muitos anos e existe até hoje em todos os âmbitos, incluso no ambiente das empresas.

É possível que o ato de dar e receber brindes, esteja na nossa herança genética, e seja algo que nos impulsa de uma forma inconsciente.

campanhas promocionais com brindes

eventos corporativos com brindes

 

Construindo uma relação com o cliente

Quando falávamos em construir um elo com clientes, temos uma questão importante. É preciso pensar em camadas para se ter o melhor resultado.

     Camada Profunda

A primeira camada, é a relação emocional que o seu brinde vai gerar em seus clientes. Especificamente no inconsciente, ele pode passar o sentido de retribuir de alguma forma. Isso é bastante importante reconhecer já que não podemos elaborar uma campanha sem esta compreensão inicial.

Há outros fatores envolvidos.

     Camada Codificada

Na segunda camada tem uma questão relativa a simbologia e ao tipo de imagem que a empresa que passar para o cliente. Um banco, por exemplo, vai usar atributos de algo forte, pesado, confiável, entre outros exemplos para seus brindes. Essa é a imagem que a empresa precisa ter perante seu público. Já se for uma empresa de turismo, vai usar atributos totalmente diferentes. Essa questão é importante para definir também porque o objeto, que é o brinde, é uma mensagem. Você está transmitindo valores, propriedades, atributos a partir desse objeto. Justamente por isso precisa ser muito bem pensado e elaborado.

     Camada Funcional

Um brinde, diferente de outras formas de propaganda, tem um valor funcional. Compare com uma peça gráfica. Essa tem um valor puramente informativo. Você não vai usá-la além do que para informação. Já um brinde deve ser algo útil para o cliente, e isso vai depender da atividade dele. Muita gente confunde a publicidade gráfica com a publicidade através de objetos. Há muitas diferenças, mas o valor de utilidade do brinde é o mais importante.

Anexo 1

Dicas Sobre Impressão do Logo ou Personalização.

Outra questão que há muita confusão é a impressão do logo na peça. Geralmente muitas pessoas querem que o logo fique no maior tamanho possível (como um cartaz na peça), colorido e com grande contraste. Mas temos que lembrar, que pretendemos que o brinde seja utilizado. Se tiver muitas cores ou a logo é muito grande, a peça vai ficar poluída e desagradável para usar. O melhor é fazer o logo em tamanho como uma menção da marca da empresa. Algo que você mesmo usaria. Coloque-se no lugar do seu cliente e pense ‘eu usaria isto?”.


 

Anexo 2

Dicas para novos empresários no setor.

Para uma empresa que está iniciando, há algumas questões que precisam ser levadas em conta:

      Transforme custos fixos em variáveis.

Tentar produzir com menos custos fixos. Esses são gastos que você tem junto à sua empresa e precisa pagá-los mensalmente, mesmo que não haja muita produção. Isso implica em salário de funcionários, energia elétrica, telefone, impostos, etc. A melhor saída é tentar converter o máximo de custos fixos em custos variáveis. Uma forma de fazer isso é através da terceirização.

      Esteja preparado para aproveitar as oportunidades do mercado

De repente você se encontra com uma produção com grande quantidade de produtos, mas com curto prazo. Você precisa estar preparado para atuar de forma ágil e aproveitar as oportunidades. É preciso ao mesmo tempo um cuidado maior nos detalhes. Cada produto que você vende é igual, mas os detalhes do cliente contam. Cuidado com essa forma de impressão que você dar aos brindes personalizados no rj.

     Faça sua curva de aprendizado

Você tem que aprender e fazer uma curva de aprendizado, mas recomendo não iniciar a empresa sem experiência alguma. Use o seu conhecimento no mercado para aplicar no empreendimento. Faça cursos, busque sobre gestão da empresa, principalmente relativo a impressão e marketing. Uma ótima ideia é começar vendendo como representante de uma empresa que já está no mercado. Aprenda e somente então coloque a sua marca no comércio.

O brinde é muito mais que apenas um objeto, conseguindo expressar os valores e características de uma empresa. Aproveite isso!


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